Tainah é um “espécime tipo” de biólogo, cresceu assistindo Animal Planet, habitando as praias nordestinas e amando as aulas de ciência. Ingressou para o curso de Bacharelado em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pernambuco, onde não só aprende tainahs estranhos, como pode produzir, em primeira mão, a ciência que tanto admira.

Integrante do Laboratório de Genômica Evolutiva e Ambiental (LAGEA), atua na área de genética da conservação, usando a genética para responder perguntas e criar soluções para a conservação de populações de animais brasileiros. Bolsista de Iniciação Científica da FACEPE, desenvolve projeto intitulado “DNA Barcode e a identificação taxonômica de um peixe eurialino explorado pela pesca em estágios precoces de desenvolvimento”, que visa identificar, por meio do DNA, uma espécie de peixe desconhecida altamente consumida na pesca artesanal da Bahia.

Atuou também no projeto de extensão da UFPE “Projeto Negro Mar”, criado em resposta ao derramamento de óleo que atingiu o litoral do país em 2019, visando educar a população acerca dos impactos ambientais do ocorrido, bem como monitorar a saúde dos afetados pelo óleo.

Tainah visa construir sua carreira na pesquisa e no ensino, bem como divulgar as maravilhas do conhecimento científico para jovens de todo Brasil.