Peterson atuou, durante três anos, como Bolsista de Iniciação Científica CNPq na Univerisdade do Vale do Taquari, conduzindo pesquisas e publicando artigos científicos nas áreas de Biotecnologia, Microbiologia, Química e Ciências Agrárias, com ênfase em bioprospecção de recursos naturais e detecção de micropoluentes em sistemas de captação de água e solo.
Desde 2014 participa de feiras científicas, tendo participado das maiores feiras do país, como a Febrace e Mostratec. Já obteve premiações nas áreas de Microbiologia, Biologia Molecular e Celular e Ciências Animais e de plantas, além de 3 bolsas de iniciação científica concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Em 2018, passou três semanas na Universidade de Stanford conduzindo estudos sobre Terapia Celular, Engenharia de Tecidos e Bioimpressão 3D, onde desenvolveu um tecido cardíaco funcional a partir de células tronco e elaborou um projeto para combater leucemia mieloide crônica a partir de terapia celular.
Acredita muito no potencial transformador que a ciência pode proporcionar ao jovem, assim como o impacto que ela gera em sua comunidade e relações pessoais. Pretende continuar os estudos em Bioengenharia e Engenharia Biomédica, aguardando resultados do processo de candidatura para ingressar em uma universidade americana.