Área: Ciências da Saúde
Subárea: Saúde Coletiva
Estado: Rio de Janeiro
Cidade: Rio de Janeiro
Escola: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Resumo: Com o aparecimento do vírus Sars-Cov-2 medidas como a quarentena e o isolamento social, foram tomadas, sendo, porém, fatores de estresse e ansiedade, soma-se a isso o luto, a diminuição de rendimentos, o medo da doença COVID-19, as questões de violência doméstica, o estigma, e todos estes fatores estão causando impacto na saúde mental. Com o isolamento, as instituições de ensino precisaram criar estratégias. Neste cenário, os docentes e discentes precisaram se adaptar com as novas tecnologias, e tudo isso pode levar ao adoecimento, principalmente na saúde mental. Frente a esse contexto surge a necessidade de desenvolver estratégias de enfrentamento. Para isso, podemos utilizar Práticas Integrativas e Complementares em Saúde que visam promover por meio de mecanismos naturais a profilaxia de doenças e agravos e a promoção da saúde. Propomos encontros semanais, de forma on-line, para apresentação de técnicas de autocuidado, regulação emocional, praticando escuta acolhedora, ouvindo queixas e questões em potencial. E acompanhar as respostas de ansiedade e estresse, por meio de relatos, trocas de vivências e frequência nos encontros. Além disso, pretendemos aplicar um questionário socioeconômico e a Escala Baptista de Depressão aos participantes voluntários, que sejam estudantes do IFRJ, maiores de 18 anos e que tenham assiduidade nos encontros. Com estes dados vamos analisar os níveis sintomas de depressão dos estudantes, antes e após um período de utilização dessas práticas. Espera-se que a comunidade participante adquira conhecimentos de recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais e que as técnicas vivenciadas ajudem na redução da ansiedade e do estresse. Além disso, o projeto traz uma diferenciação na formação de pessoas, com maior análise crítica na área da saúde. Um desdobramento seria a aplicação dos procedimentos desse projeto de forma contínua e estabelecida nas escolas, visando uma melhor qualidade de vida e gerenciamento de estresse não somente durante a pandemia.


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