Área: Linguística, Letras e Artes
Subárea: Linguística
Estado: Minas Gerais
Cidade: Contagem
Escola: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / Unidade Contagem

Resumo: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a maior porta de entrada para as universidades públicas brasileiras e um dos principais parâmetros de avaliação da educação básica. Na redação dissertativa-argumentativa contida no exame, os estudantes devem demonstrar habilidades linguístico-cognitivas relacionadas aos processos de argumentação, coesão e coerência textual. Entretanto, as pontuações obtidas pelos estudantes e pesquisas conduzidas nos últimos anos revelam o baixo desempenho dos discentes na construção da argumentação textual. O objetivo deste estudo é conduzir uma análise investigativa, sob a perspectiva funcional-cognitiva, do processo argumentativo realizado pelos estudantes de Ensino Médio brasileiro nas redações modelo ENEM. A pesquisa, em andamento, contará com análises quantitativas e qualitativas, por meio de análises estatísticas e textuais das produções. A coleta dos textos se dará por meio de bancos de redações ENEM online disponíveis na internet. Os textos serão divididos no corpus em subcategorias de acordo com as notas dadas pelos corretores, que avaliam o desempenho da argumentação textual realizada pelos estudantes. Os resultados esperados pelos pesquisadores são que os dados evidenciem a argumentação como processo cognitivo, visualizados por meio das análises da língua em uso. Ademais, resultados preliminares indicam que as conceptualizações prévias dos estudantes com relação à linguagem e argumentação impactam no processo argumentativo dos mesmos. Espera-se que o presente estudo contribua com o ensino de Redação no que diz respeito à condução do processo de aprendizagem da argumentação no Ensino Médio e a concepção da produção textual como reflexo cognitivo dos estudantes.


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