Área: Ciências Sociais Aplicadas
Subárea: Turismo
Estado: Rio Grande do Sul
Cidade: Bento Gonçalves
Escola: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves
Resumo: O termo enoturismo teve sua origem em meados de 1980, tendo como característica principal viagens que possuem como motivação o interesse por vinhos e suas regiões produtoras. Para uma região turística, disponibilizar um website que contenha os recursos para atender as necessidades dos turistas, gerando o máximo de satisfação, torna-se imprescindível nos dias de hoje. O objetivo deste estudo é analisar critérios e indicadores para construir um modelo para analisar websites de regiões enoturísticas no Brasil e no mundo. A metodologia compreende revisão bibliográfica para identificar modelos existentes, construção de um modelo de análise de websites e a validação do instrumento por meio da análise de websites de regiões enoturísticas mundiais. Através da leitura de artigos resultou-se a construção de uma planilha de categorias e indicadores de modo a facilitar a visualização do todo, sendo que os indicadores de um modelo complementam o outro. Foi possível perceber que os artigos mais antigos não contemplam critérios que hoje em dia são fundamentais. O próximo passo é a construção da proposta de uma matriz/modelo que permita a avaliação dos websites das regiões de enoturismo a partir de indicadores previamente determinados por outros autores e que são considerados mais relevantes para os consumidores. Espera-se que, com os resultados da pesquisa, sejam reunidas as categorias e indicadores imprescindíveis para o sucesso de um website de enoturismo, identificando elementos diferenciais que contribuem para a divulgação destes destinos.