Área: Ciências Humanas
Subárea: Educação
Estado: Bahia
Cidade: Catu
Escola: Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Gestão do Nordeste

Resumo: A influência de fatores socioculturais nos leva a ver a matemática como um produto cultural e não linear. No Brasil podemos observar uma pluralidade de etnias, diversidade nos modos de vidas, crenças, valores e conhecimentos, esses fatores apresentam-se como um grande desafio para a matemática, fazendo-se necessário a aplicação da Etnomatemática no âmbito escolar, visando estudar as ideias matemáticas relacionando-as com a vida, o cultural e o social, esse é um dos desafios na atualidade, a apropriação do conhecimento étnico na sala de aula, e a construção da ponte entre esse conhecimento e o conhecimento dito institucional. Dentro dessa perspectiva os jogos matemáticos Africanos podem ser utilizados como instrumento e fundamentos teóricos para promover a educação das relações Étnicos-Raciais no ambiente escolar. O presente projeto dialoga com essas reflexões, propondo a elaboração de jogos matemáticos africanos como Yoté, Mancala e Fanorona, para serem utilizados como uma ferramenta didática, valorizando a participação africana no desenvolvimento do pensamento matemático. Atrelado a esse contexto trazemos a discussão da logística reversa, reforçando a preservação do meio ambiente e a minimização do impacto ambiental referente ao lixo, por meio da utilização de materiais alternativos como sementes, papelão, tampas de garrafa pet e outros, na confecção dos jogos. Durante a produção dos jogos os alunos precisam recorrer a alguns conceitos matemáticos referente a medida, proporção, quantidade e raciocínio lógico, unido a esses conceitos está a relevância das aproximações dos alunos com alguns aspectos da cultura africana como historicidade, origens e princípios de utilização dos jogos abordados. O projeto demonstrou-se de extrema importância no diálogo da temática em sala, pois infelizmente há um desconhecimento relevante, no âmbito escolar sobre os jogos africanos e a importância da Etnomatemática, as análises dos dados adquirida no processo do projeto reforçam essa característica. Na conclusão serão representadas reflexões e considerações referentes a potencialidades da utilização dos jogos no ensino da Matemática.


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