Área: Linguística, Letras e Artes
Subárea: Linguística
Estado: São Paulo
Cidade: Hortolândia
Escola: IFSP Campus Hortolândia
Resumo: Com a constante presença da tecnologia no nosso cotidiano, entendemos que o processo de ensino aprendizagem também pode se beneficiar de ferramentas virtuais. Nesta pesquisa, buscamos analisar plataformas on-line que se autodeclaram plataformas de ensino de línguas, neste caso, o inglês, baseando-nos em teorias de ensino-aprendizagem de línguas, através dos critérios: desenvolvimento das quatro habilidades (produção e compreensão oral e produção e compreensão escrita), explicações gramaticais, exercícios de tradução para língua materna (L1) ou língua estrangeira (LE), conteúdo significativo e correção orientada das produções. A partir de buscas no Google Play Store, utilizando como critério o número de downloads e a avaliação de usuários escolhemos analisar o Duolingo, o Memrise e o Babbel. A análise de dados evidencia que alguns aplicativos apresentam conteúdos significativos para a aprendizagem de línguas; todavia verificamos que os exercícios se apoiam na tradução, da L-alvo para L1 e vice-versa, que não há oportunidades de desenvolvimento das produções escritas e orais e que a apresentação do conteúdo gramatical é feito de forma dedutiva. Concluímos, a partir da análise dos aplicativos, que seu uso pode enriquecer a aprendizagem dos alunos e possibilita o desenvolvimento dos conhecimentos, porém ainda não substitui o ensino regular ou pautado em recursos que propiciem interação e produção na língua alvo, visto que seus recursos não consideram a língua como prática social e para comunicação e interação.