Área: Ciências Exatas e da Terra
Subárea: Ciência da Computação
Estado: São Paulo
Cidade: São Paulo
Escola: Escola Santa Maria
Resumo: O mundo inteiro está passando por limitações educacionais no formato online, incluindo dificuldades no aprendizado das matérias. Desta forma, a presente pesquisa procura solucionar esta problemática através da Realidade Aumentada, uma tecnologia imersiva que coloca objetos virtuais num plano real utilizando a câmera dos smartphones. Por meio dela, professores poderão melhorar o aprendizado dos alunos com mais engajamento e interatividade nas atividades. Em um teste realizado em uma sala de aula online, descobrimos que a junção do que fora ensinado na aula com a experiência em AR (sigla para Realidade Aumentada) foi muito mais benéfica e absorvida do que os métodos tradicionais de ensino. Esta tecnologia pode ser usada tanto em aulas de química, ensinando como moléculas interagem entre si quanto em qualquer componente curricular como em artes e músicas nas aulas de literatura. Através de programação e objetos 3D podemos criar jogos, experiências e quiz que serão usados para fixação de matérias ensinadas na escola. Após realizar um questionário entre estudantes, entendemos que o AR também gera mais interesse e motivação nos estudos. Visto que esta tecnologia está caminhando para se tornar muito acessível e efetiva nas salas de aula, criamos um aplicativo mobile que reúne os principais tópicos ensinados no Ensino Médio e conecta imersões que auxiliem os alunos e seja utilizado pelo professor como instrumento de apoio escolar. Ao mesmo tempo em que essas experiências são possíveis também de serem compartilhadas nas maiores redes sociais do mundo como Instagram e Facebook, espalhando o conhecimento científico.