Área: Ciências Humanas
Subárea: Psicologia
Estado: Paraíba
Cidade: Campina Grande
Escola: ESCOLA SESI - UNIDADE PRATA
Resumo: Durante este período de pandemia do COVID-19 pelo qual estamos passando, muitos estudantes estão em vulnerabilidade psicossocial, pois, perderam o contato com os amigos, o medo de ser infectado e/ou infectar outras pessoas, as brigas familiares, entre outras dificuldades deixam brechas para que muitos transtornos psicológicos se revelem ou piorem neste momento de distanciamento social. Tendo em vista que, muitos jovens inseridos no ambiente escolar possuem a saúde mental fragilizada, agravada principalmente neste período de pandemia, mostra-se necessário buscar maneiras para ajudá-los e minimizar os efeitos psicológicos da pandemia. As aulas na modalidade remota mostram-se como a alternativa viável para continuar o processo educativo dos estudantes, assim esse espaço pode ser a ponte para a interação por meio de diálogos e os Jogos a ferramenta para auxiliar os jovens estudantes no tocante a autoestima e autoconhecimento. Para tanto, realizou-se uma pesquisa investigativa com estudantes que estão em modalidade remota de aulas para entender a percepção desses indivíduos sobre a pandemia e os efeitos psicológicos deste episódio mundial. Em seguida, levantou-se dados bibliográficos, sobre os temas: saúde mental e o papel dos jogos no processo de autoconhecimento. Posteriormente apresentou-se uma proposta de jogo para ser utilizado em momentos remotos com estudantes do ensino médio.