Área: Ciências da Saúde
Subárea: Educação Física
Estado: Goiás
Cidade: Aparecida de Goiânia
Escola: IFG - Campus Aparecida de Goiânia.
Resumo: A educação física no Brasil é uma área que teve sua história marcada pela influência de das ciências biológicas e exatas que, em um determinado momento histórico, delinearam a sua formação de profissionais, a sua produção científica e a sua prática pedagógica. Nessa perspectiva, a relação entre o corpo, as práticas corporais e a saúde foi concebida de forma linear em que as práticas corporais eram consideradas o elemento fomentador e o garantidor de saúde para o corpo, que era considerado uma máquina. Após os anos de 1980 a educação física brasileira viveu um momento de aproximação com outras ciências, como as ciências sociais, ciências humanas, que passaram a ser parte integrante dos fundamentos teóricos desta prática social. Nessa perspectiva, foi colocado em xeque a relação positiva entre o corpo, as práticas corporais e a saúde devido as mudanças de concepção de corpo, práticas corporais e saúde. Mediante essa quebra de paradigma, o presente estudo tem o objetivo de analisar como as produções científicas da Educação Física compreendem as relações entre o corpo as práticas corporais e a saúde. O intuito aqui é compreender em que medida a área da educação física e seus pesquisadores absorveram a mudança de paradigma da área. Será realizado um estudo teórico com periódicos científicos.