Área: Linguística, Letras e Artes
Subárea: Artes
Estado: Bahia
Cidade: Salvador
Escola: Escola SESI Djalma Pessoa

Resumo: O artigo em questão discute os possíveis entraves que dificultam o acesso ao teatro. Tal discussão surgiu pela percepção de que o teatro já não era uma das primeiras opções de escolha do público, fato que nos incomodou, uma vez que entendemos a importância do contato com a arte. Durante a nossa pesquisa, percebemos que o afastamento do público não era recente, visto que fatores históricos, como: ditadura militar, americanização, popularização dos meios digitais e, atualmente, a pandemia do Coronavírus agravaram a problemática. Partindo disso, a pesquisa mostra a importância do ir ao teatro não só como uma ação, mas também priorizando suas emoções, utilizando o conceito de Frederich Schiller sobre Educação Estética, já que acreditamos que seja uma alternativa para propagar arte e a percepção sensível nas escolas. A pesquisa foi dividida em duas etapas: a primeira em 2019, com os mapeamentos iniciais e a segunda a partir de 2020, quando vimos as consequências da pandemia nos teatros. Para realização do nosso projeto, nos debruçamos sobre a análise de documentos aliado ao questionário aplicado em nossa escola, que possuía caráter qualitativo e quantitativo, além de nos embasarmos na teoria de Schiller e pesquisas de estudiosos que falassem sobre a situação do teatro em Salvador e no Brasil como um todo. Sendo assim, a nossa pesquisa tem o objetivo de apresentar a Educação Estética como uma possível alternativa para a reapresentação e percepção do teatro, enquanto linguagem artística, reafirmando a importância e necessidade de se manter conectado com a arte.


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