Área: Linguística, Letras e Artes
Subárea: Letras
Estado: Ceará
Cidade: Juazeiro do Norte
Escola: Colégio da Polícia Militar cel Hervano Macedo Júnior
Resumo: A pandemia da coronavírus vem causando algumas mudanças de hábitos na sociedade, trazendo assim, a leitura como alternativa para a melhoria da saúde mental e bem estar. O objetivo do projeto é incentivar os discentes do 2°-Colégio da Polícia Militar Cel. Hervano Macedo Junior-Juazeiro do Norte/CE, a prática da leitura no período de distanciamento social,bem como traçar um perfil dos leitores desta instituição. Para tanto, buscou-se como metodologia os estudos bibliográficos através de livros e artigos científicos e uma abordagem qualitativa com a elaboração de um questionário on line para coleta de dados, pela plataforma do Google forms( aplicativo de gerenciamento de pesquisas lançado pelo Google) o qual foi direcionado via grupos internos de whatsap a 648 estudantes do ensino médio da instituição citada acima, com idades variadas entre 14 e 18 anos. A interpretação dos dados realizou-se através do Ranking Médio e análise comparativa. Com a metodologia aplicada compreendeu-se pelo comportamento dos/as participantes uma diversidade de preferência de gênero literário seguindo esta ordem: fantasia/ficção,ação,suspense e romance.Os resultados apresentam também que a maioria entrevistados gosta e entende o que lê;e que busca leituras de livros por conta própria; o tempo médio de leitura é de uma hora e que a média mensal é de apenas um livro;a ausência do hábito de leitura dar-se-á pela dificuldade de concentração.Diante de tais resultados e na tentativa de fomentar a formação de novos leitores bem como auxiliá-los em conhecer novas obras literárias,criou-se para o período de distanciamento social uma “Book live” (lives pela plataforma do Instagram com mediação de professores e apresentação de livros pelos alunos).No encontro virtual, além de apresentar uma resenha literária quinzenalmente, os estudantes podem debater e levantar hipóteses sobre o final do livro. Em uma perspectiva futura, pós pandemia,outras intervenções serão realizadas dentro do Colégio afim de potencialmente conduzir os alunos ao universo da leitura,de forma prazerosa,fazendo-os perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realizações.