Área: Ciências Humanas
Subárea: Sociologia
Estado: Rio Grande do Sul
Cidade: Bento Gonçalves
Escola: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves

Resumo: O presente projeto busca apresentar as diferentes interferências que o preconceito traz para a vida dos estudantes do ensino médio de Bento Gonçalves, tanto na constituição de suas identidades, como na relação com os pais e a influência da abordagem no meio escolar. Realizamos uma revisão literária de diversos materiais e uma pesquisa com coleta de dados de duas formas: questionário online e entrevistas aprofundadas. Na infância a criança enxerga a visão de seus pais como único padrão possível e correto, já durante a socialização secundária, ela se depara com oportunidades e modos de vida diferentes. Assim, ela inicia a construção da sua identidade social e sua visão do mundo, podendo divergir da dos pais e sendo perceptível a influência que seus círculos sociais possuem sobre isso. Esta visão de mundo inclui o pensamento e as práticas dos indivíduos relacionadas ao preconceito, e por sua vez, interferem em outros indivíduos e na sociedade como um todo. Com os dados já coletados foi possível observar que o tema é recorrente na vida desses jovens, como evidenciado pelas 152 respostas do questionário: 94,1% já presenciaram uma situação em que uma pessoa foi preconceituosa e 71,7% já foram vítimas de um ato preconceituoso. Nas entrevistas, percebemos que esta questão se apresenta de diferentes formas e leva a distintas interpretações pessoais. Isso pode ocorrer por conta da forma com que ela é abordada na vida do jovem ou por especificidades da própria constituição da identidade social dele.


Foto dos autores do projeto