Área: Ciências Exatas e da Terra
Subárea: Ciência da Computação
Estado: São Paulo
Cidade: São Bernardo do Campo
Escola: Escola Técnica Estadual Lauro Gomes

Resumo: O presente artigo apresenta como temática a acessibilidade educacional e tecnológica de estudantes surdos. Pessoas com deficiência auditiva têm passado por diversos desafios que podem provocar a evasão escolar e impossibilitar um futuro promissor com a construção de um mundo mais empático e tolerante. Nesse projeto de Pré-Iniciação Científica foi realizada uma pesquisa de opinião com estudantes surdos , bem como com professores que atuam diretamente com esse público nas escolas.. A pesquisa dividiu-se em cinco partes: i)análise do capítulo do artigo “Educação Especial, formação de professores e o uso das tecnologias de informação e comunicação: a construção de práticas pedagógicas inclusivas”, de Claudia Giroto, Rosimar Bortolini e Sadao Omote, onde buscamos entender o contexto e a evolução das tecnologias para as pessoas com deficiência auditiva; ii) investigação sobre o uso de tecnologias digitais no cotidiano de estudantes com deficiência auditiva , com base nas técnicas do Double Diamond e métodos de Desk Research e 5W2H; iii) levantamento dos principais recursos tecnológicos voltado aos estudantes com deficiência auditiva através dos métodos de Matriz SWOT e Benchmarking; iv) pesquisa exploratória que permitiu identificar os anseios e necessidades do público em estudo; v) Elaboração de Mapas de Empatia e Personas para compreender cada segmento dos usuários de uma forma visual. Como resultados foi possível constatar que o público alvo necessita de diversos recursos para garantir uma educação completa, e que a tecnologia pode oferecer grande auxílio para o seu desenvolvimento e dos docentes que precisam atender estudantes com deficiência auditiva. Como contribuição futura, prevê-se a criação de um desenho de aplicativo e a ampliação do escopo da pesquisa.


Foto dos autores do projeto