Área: Ciências Humanas
Subárea: Antropologia
Estado: Pará
Cidade: Belém
Escola: Instituto Federal do Pará

Resumo: Com a Revolução Técnico-Científica-Informacional, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tornaram-se parte da sociabilidade, significação e simbolização de mundo na vida dos indivíduos (SANTOS e CYPRIANO, 2014). Esse cenário, contudo, ainda não recebeu a atenção acadêmica merecida. Conforme aponta Meyrowitz (1986), em função do predomínio da “teoria do meio”, segundo a qual as pesquisas na área das TDIC se concentram no conteúdo das mensagens e nas características particulares de cada meio de comunicação, o estudo sobre os impactos dessas tecnologias na socialização, em especial no ambiente escolar, ainda são rarefeitos. Além do mais, o processo de mediatização (HJARVARD, 2013) tem levado os processos sociais, como a educação, a sofrerem alterações sob influência do vem sendo definido como “lógica da mídia” (ALTHEIDE e SNOW, 1988). Desse modo, o presente trabalho objetiva compreender, interpretar e avaliar o impacto da internet e das redes sociais nos processos de sociabilidade e de ensino-aprendizagem de estudantes do ensino médio profissionalizante do Instituto Federal do Pará, campus Belém.


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