Área: Ciências Sociais Aplicadas
Subárea: Economia
Estado: São Paulo
Cidade: São Paulo
Escola: Colégio Etapa
Resumo: O microcrédito tem papel fundamental como ferramenta de inclusão financeira. Para muitos microempreendedores de comunidades carentes, ter acesso a microcrédito para ajudar a tocar o seu negócio pode significar uma das poucas oportunidades para sair da pobreza. O universo que pode ser atingido pelo microcrédito é, por sua vez, consideravelmente grande. No Brasil, estima-se que existam quase 50 milhões de microemprendedores, dos quais dois terços são mulheres. O objetivo deste trabalho é analisar o impacto do microcrédito para mulheres microempresárias em comparação aos homens, a partir de dados coletados no Nordeste do Brasil em parceria com a Avante, fintech especializada em microcrédito. Foram coletados dados de microempreendedores que tiveram acesso ao crédito (grupo de tratamento) e também daqueles que não tiveram seu crédito aprovado (grupo de controle), para fossem comparados. A nossa análise foi dividida em duas partes. Na Parte I, realizamos uma análise estatística descritiva, para organizar e interpretar os dados coletados. Na Parte II, utilizamos técnicas de estatística inferencial para validar se o acesso ao microcrédito realmente impactou o faturamento dos microempresários, sobretudo o das mulheres. Os resultados obtidos em nossas regressões indicam que as mulheres crescem mais do que os homens ao longo do tempo, depois de terem acesso ao microcrédito. O crescimento anualizado do faturamento das mulheres foi de 19,87%, enquanto o dos homens foi de 14,66%. Estes resultados mostram a relevância do público feminino no cenário de microempreendedorismo e destacam a importância de que sejam criadas políticas de microcrédito com foco nas mulheres microempreendedoras.