Área: Ciências Humanas
Subárea: História
Estado: São Paulo
Cidade: Leme
Escola: Etec Dep. Salim Sedeh

Resumo: É interessante notar que mesmo com todo o empenho em divulgar os males perpetrados pelas ideologias de ódio ao longo da História, ainda nos dias de hoje, nos deparamos com discursos ligados as ideologias fascistas e influenciando jovens quando expostos as mudanças em seu microespaço ou crise econômica que afetam a comodidade das suas vidas. Neste contexto, vem à tona sentimentos de repulsa ao outro, ódio enfeitado com discursos carregados de ideologias, dentre as quais a Nazista. Tornando-se mais evidente em um misto de desinformação e admiração, intensificado pelo fácil acesso ao mundo virtual, em que os discursos favoráveis a essa prática se propagam diariamente. Podemos testemunhar jovens a bradar por Hitler, pichar a suástica e proferir atos de racismo ao outro sem conhecerem as verdadeiras dimensões do Regime Nazista e do Holocausto. A partir dessa reflexão, o presente projeto visou identificar através de métodos científicos (aplicação de questionário) e leitura bibliográfica, elementos dessa ideologia em nosso ambiente escolar. Mapeando o acesso destes a materiais e interpretações históricas negacionistas, simpatizantes do movimento neonazista, para efetivação de ações de orientação sobre os riscos dessas ideias em um mundo já extremamente marcado pelo preconceito, pela violência e o crescimento da cultura do ódio ao outro.


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