Área: Linguística, Letras e Artes
Subárea: Linguística
Estado: São Paulo
Cidade: São Paulo
Escola: Etec Martin Luther King

Resumo: Nota-se, na sociedade brasileira, uma considerável desigualdade entre jovens de diferentes classes sociais na carreira profissional, sendo aqueles provenientes de classes baixas os mais desfavorecidos. Com a intensificação do processo de globalização, o domínio de idiomas, principalmente a língua inglesa, tornou-se um fator importante no cenário empregatício, devido a seu vasto uso e abrangência. Entretanto, surge um questionamento em relação à homogeneidade deste aprendizado, já que é perceptível que quem não possuir acesso à língua inglesa no futuro terá uma grande desvantagem no mercado de trabalho. Portanto, deduz-se que o conhecimento da língua inglesa é uma ferramenta eficaz para a diminuição da desigualdade contida na inserção profissional desses jovens. Para averiguar essa hipótese, será feita uma coleta de dados através de uma dinâmica com empregadores, que avaliarão currículos de pessoas com e sem habilidades no idioma. Por meio de questionários disponibilizados a estudantes de graduação, será feita uma análise para entender se o poder aquisitivo destes afetou em suas trajetórias no aprendizado do idioma. A análise consistirá no estudo das respostas dos empregadores e dos estudantes, identificando a influência do domínio do idioma na contratação de jovens pertencentes a classes desfavorecidas. Além disso, busca-se mapear padrões nos perfis dos estudantes através do cenário socioeconômico, da idade, e nível de fluência da língua inglesa. A pesquisa contribuirá no desenvolvimento de futuras medidas e discussões públicas que otimizem o acesso ao ensino desse idioma, ao evidenciar uma desvantagem, para os jovens sem conhecimento na língua inglesa, diante do mercado de trabalho.


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