Área: Linguística, Letras e Artes
Subárea: Linguística
Estado: Bahia
Cidade: Vitória da Conquista
Escola: Escola Sesi Anísio Teixeira

Resumo: O estudo trata da formação social quando do contato com a diversidade, o que se leva a evidenciar grande exclusão de pessoas com deficiência e o quão difícil é exercer função social em um contexto que ainda tem preconceito. O objetivo principal do trabalho é promover a interação da pessoa com deficiência ao ambiente virtual, através da plataforma Eduquito. Os objetivos específicos são: averiguar influência dos recursos linguísticos nas suas ampliações cognitivas e aplicar método que explora o potencial de interação da pessoa com deficiência propiciado pelo uso de tecnologias digitais. Justifica-se que além do conhecimento e afinidade com indivíduos deficientes, o contato com essa realidade aflorou curiosidade e observação sobre como ainda se tem grande defasagem no aprendizado dos PCD, e propõe-se, portanto, ressignificar acerca do processo de ensino-aprendizagem desses indivíduos, levando assim, o pesquisador a averiguar e, por meio de ferramentas tecnológicas, aplicar um método inovador para esses sujeitos. Em suma, não é um público convencional e nem uma instituição de ensino escolar comum e, por isso, é denotado que esses sujeitos apresentam padrões comportamentais distintos e interações socioeducacionais peculiares. A metodologia é qualiquantitativa e possui seu locus de pesquisa na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, na qual será selecionado 2 sujeitos para participarem da utilização da Plataforma Eduquito e responder ao questionário, os quais são instrumentos da pesquisa. Espera-se encontrar os resultados que possam contribuir para o contexto onde a pesquisa será realizada. Por fim, o estudo está pautado nos escritos de SantaRosa (2010) que trata da plataforma Eduquito e de Padilha (1999) que trata da inovação do ensino-aprendizagem da pessoa com deficiência.  


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