Área: Ciências Humanas
Subárea: Educação
Estado: Minas Gerais
Cidade: Patos de Minas
Escola: Colégio Marista de Patos de Minas
Resumo: Com a pandemia de coronavírus, o EAD foi adotado às pressas, sendo criticado pelos estudantes. Esta pesquisa entrevistou 223 alunos do ensino médio de quatro escolas para entender como essa mudança afetou suas perspectivas de futuro e seu processo de aprendizagem, utilizando um questionário em escala likert adaptado de Günther & Günther (1998). Os dados foram comparados com Oliveira & Saldanha (2010), que traz dados de controle adquiridos antes da pandemia. Também foram obtidas autoavaliações comparativas de desempenho, atenção e aprendizado no sistema remoto e a percepção dos estudantes sobre os prejuízos desse sistema à sua vida escolar. Critérios socioeconômicos foram investigados. Observou-se que o EAD é preterido pelos estudantes. Contudo, o desempenho não foi tão alterado, sugerindo menor rigor avaliativo. As autoavaliações de atenção estão inversamente relacionadas ao número de pessoas que vivem com o estudante, pois casas com mais ocupantes tendem a oferecer mais distrações. Alunos de escolas públicas consideram menor o impacto acadêmico do EAD em sua vida escolar, o que pode estar ligado a um viés de seleção ou a estudos presenciais já precários. Há uma prevalência de avaliações mais positivas entre alunos que iniciaram mais cedo os estudos em EAD, sugerindo melhor adaptação das escolas e estudantes ao sistema. A hipótese de que o ensino remoto afetou as perspectivas de futuro dos estudantes foi refutada, pois os escores se mantiveram próximos do grupo controle, sugerindo uma percepção, por parte deles, de transitoriedade em relação à situação, ou de pequeno impacto, graças à manutenção do desempenho.