Área: Ciências Exatas e da Terra
Subárea: Ciência da Computação
Estado: Paraná
Cidade: Jacarezinho
Escola: Instituto Federal do Paraná - Campus Jacarezinho

Resumo: O TDAH é uma desordem neuropsicológica prevalecente em crianças. Seus principais sintomas consistem na falta de atenção, impulsividade e hiperatividade, que refletem negativamente no cotidiano do portador, uma vez que as pessoas de seu convívio não têm paciência com suas impulsividades e seu desempenho escolar geralmente é abaixo da média, de modo a fazer com que a criança desenvolva baixa autoestima. Uma forma de tratamento do TDAH é o Treinamento Cognitivo, que consiste no emprego de atividades, normalmente lúdicas, para desenvolver as Funções Executivas, as quais são responsáveis pela atenção, memória e autocontrole. Objetiva-se, portanto, desenvolver uma plataforma digital gamificada munida com Treinamento Cognitivo, de modo a não deixar esse público a margem dos avanços tecnológicos. A metodologia utilizada até o momento, referente ao levantamento de dados, foi a análise de literatura, ao passo que ainda pretende-se aplicar questionários ao público alvo. Feito isso, o software será modelado e construído por meio dos diagramas da UML e da linguagem de programação PHP aliada a plataforma Construct 3. Por fim, a verificação da eficácia do jogo se dará através de testes, nos quais as médias do desenvolvimento cognitivo dos pacientes, coletadas antes e depois do uso, serão comparadas através de análises estatísticas, a fim de se examinar se há diferença significativa entre elas. Logo, espera-se que a hipótese de que o game contribuirá para o desenvolvimento cognitivo dos pacientes seja comprovada e que ele cumpra seu papel de promover um meio de tratamento para as crianças com TDAH.


Foto dos autores do projeto