Área: Ciências Sociais Aplicadas
Subárea: Comunicação
Estado: Pernambuco
Cidade: Recife
Escola: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)

Resumo: O presente estudo se aprofundou em investigações prévias relacionadas ao empreendedorismo e autoestima, para entender o impacto e interesse dos estudantes do IFPE - Campus Recife sobre o assunto. O empreendedorismo é um tópico cada vez mais debatido na sociedade brasileira, nem sempre bem compreendido por sua ampla utilização, uma vez que alguns entendem apenas como sinônimo de capitalismo e ganho de dinheiro. Em realidade, empreender tem relação próxima com inovação, essa está conectada a criação de negócios, aplicação de projetos sociais e até mesmo se refere a personalidade. Desta forma, diversos autores concordam que a educação empreendedora não é apenas formar estudantes para o mercado de trabalho, mas, também, para formar cidadãos. Tomando por base este pensamento, as instituições públicas de ensino, tais como ambientes com repartições de servidores estatais e federais, podem ser consideradas como locais propícios ao empreendedorismo. Além disso, diversas pesquisas apontam a conexão entre o empreendedor e a autoconfiança, mostrando que a questão emocional possui grande impacto nas tomadas de decisões pessoais. É por este motivo que se torna necessário o desenvolvimento de estudos sobre o conhecimento do empreendedorismo por parte dos jovens. Por meio de pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, será possível descobrir a visão dos alunos sobre a temática empreendedora e sua ligação com a autoestima desses, dentro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Recife.


Foto dos autores do projeto