Área: Ciências Sociais Aplicadas
Subárea: Planejamento Urbano e Regional
Estado: São Paulo
Cidade: Campinas
Escola: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Campinas
Resumo: O “Diagnóstico Rural Participativo” funciona como ponte para apreensão da realidade de um determinado grupo e suas relações sociais, identificando problemas enfrentados pelos participantes para direcionar soluções. O objetivo geral deste trabalho é apresentar o DRP como metodologia de suporte e ação para projetos de intervenção sociotécnica. O objetivo específico é compartilhar a experiência do DRP realizado com os agricultores e agricultoras do Assentamento Milton Santos, em Americana/ SP. A agricultura familiar brasileira vive um cenário de vulnerabilidade sociotécnica, sobretudo em territórios de reforma agrária, que traz inúmeras dificuldades para a permanência das famílias de forma produtiva no campo, dentre elas o alto custo para aquisição de compostos orgânicos utilizados nos cultivos agroecológicos. A aplicação do Diagnóstico tem ocorrido em paralelo com o desenvolvimento de uma intervenção sociotécnica da área Eletrônica para auxiliar nesta dificuldade e os resultados demonstram que este acompanhamento tem sido muito importante para incentivar os assentados a produzirem suas próprias práticas de adubação orgânica pelo método de compostagem. A partir das oficinas de DRP os participantes têm se reconhecido como protagonistas dos próprios problemas e assumido posição de autonomia junto às ações propostas, indicando o desenvolvimento de uma concepção compartilhada sobre a situação atual da comunidade em relação a seus potenciais e suas limitações no âmbito produtivo. Desta forma, identifica-se uma progressão nos modos de adubação com a manutenção de composteiras domésticas elaboradas com o apoio de ações pedagógicas do DRP, fortalecendo a construção do conhecimento agroecológico e o desenvolvimento comunitário.