Área: Ciências Humanas
Subárea: Educação
Estado: Rio Grande do Sul
Cidade: Osório
Escola: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Osório

Resumo: A inserção de estudantes com deficiência visual é cada vez maior na rede regular de ensino. Porém, além do acesso é necessário garantir a permanência com êxito desses alunos/alunas a partir de adaptações no espaço físico e na composição das aulas em uma relação conjunta dos discentes e professores. Nesse contexto, torna-se ainda mais necessário que a ação docente não esteja restrita a oralidade e a escrita em componentes curriculares como as das ciências nas quais predominam atividades visuais. O objetivo do projeto é promover o ensino de ciências inclusivo, com ênfase na Física e Astronomia, criando materiais de baixo custo e manipuláveis, para pessoas com e sem deficiência visual. No ano de 2019 iniciamos a revisão bibliográfica em busca de atividades inclusivas já testadas, após análise dos trabalhos, realizamos testes com materiais como a cola 3D, construindo constelações menores, porém o material não satisfez a proposta. Optou-se pelo uso do papel machê usado nas constelações de papelão com dimensões maiores. No ano de 2020, o projeto tem foco em seu estudo e possíveis usos na área inclusiva, pois é um material de baixo custo e nos permite criar diferentes texturas que podem ser percebidas ao toque. O material desenvolvido foi testado no Clube de Astronomia IFRS/Campus Osório, as futuras adaptações e futuras criações serão aplicadas em demais oficinas ofertadas pelo campus. Além disso, continuaremos avaliando as questões que podem implicar no ensino e aprendizagem das ciências a partir do processo inclusivo em que as mesmas estão inseridas.


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Foto do projeto