Área: Engenharias
Subárea: Engenharia Mecânica
Estado: Rio de Janeiro
Cidade: Rio de Janeiro
Escola: CEFET/Rj
Resumo: Com a imensa importância que o transporte rodoviário incorpora na vida dos brasileiros, a Equipe Cronos do Centro Federal de Educação Tecnológica - Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) desenvolveu um dispositivo de segurança para os veículos fundamentais para a nossa economia, os caminhões. Devido a grandes distâncias percorridas, e a grande competitividade de chegada ao destino, muitas vezes exaustos, tendem à imprudência, isso somado com o excesso e distribuição incorreta da carga, além de ultrapassagens perigosas, muitas vezes culminam no acionamento tardio do freio, que pode gerar graves acidentes com inúmeras mortes. Um levantamento realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontou que 38% dos acidentes nas rodovias federais envolvem caminhões e ônibus. Essas tragédias poderiam ser prevenidas com um simples dispositivo de acionamento automático dos freios do caminhão. Devido aos acidentes frequentes com esses veículos em estradas, o dispositivo pretende aumentar a segurança dos caminhoneiros, da mercadoria e de todos os veículos ao redor. O projeto baseia-se na análise de dois dados distintos: a Velocidade do veículo e Angulação do solo. A partir da ultrapassagem dos parâmetros delimitados, será acionado o sistema do Freio-motor, que por sua vez causaria uma resistência no motor levando-o à frenagem do veículo, evitando assim o tombamento, que no caso específico de veículos de carga como caminhões e carretas é bem mais frequente.