Área: Ciências Humanas
Subárea: Educação
Estado: Paraná
Cidade: Campo Largo
Escola: Instituto Federal do Paraná - Campus Campo Largo

Resumo: O Ensino Médio Integrado (EMI) é uma política relativamente nova e necessita de uma boa compreensão de sua implantação. Assim, essa pesquisa tem como objetivo compreender as concepções políticas e educacionais principalmente no que se refere a formação integral, inclusão e politecnia, presentes nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) do EMI, pertencentes ao Instituto Federal do Paraná (IFPR). Usa-se o método histórico dialético e as principais fontes são os PPCs supracitados. As leituras são orientadas por um Roteiro de Análise, elaborado pela equipe de pesquisa, tendo como base uma revisão bibliográfica feita no início do projeto. Este instrumento pontua os principais dados a serem levantados nos documentos. Foram lidos os 69 PPCs dos 26 campi do IFPR. A partir dessas leituras é possível perceber que alguns seguem uma veia quase exclusivamente tecnicista, com pouca preocupação em relação a formação integral do estudante e limitam o trabalho ao sentido econômico. Outros apresentam cargas horárias altíssimas, denotando a falta de integração entre as disciplinas técnicas e do núcleo comum. Também foi possível perceber que em alguns desses documentos o processo de inclusão não é abordado. Em outros casos, a inclusão limita-se às pessoas com deficiência e à inclusão tecnológica, sendo que em algumas situações é citado a inclusão social. Com os resultados esperados será possível ter uma visão panorâmica do EMI no IFPR e, assim, compreender quais medidas devem ser tomadas para tornar a educação mais inclusiva e integrada.


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