Área: Ciências Exatas e da Terra
Subárea: Física
Estado: Piauí
Cidade: Parnaíba
Escola: Instituto Federal de Educação do Piauí

Resumo: O uso de experimentos de Física é uma ferramenta importante para o processo de ensino aprendizagem, no entanto, muito das escolas públicas não possuem laboratório de Física. O presente trabalho apresenta o desenvolvimento e os resultados obtidos a partir de um projeto de criação de experimentos por alunos e professores para serem utilizados em Laboratórios de Física, usando conceitos de atrito e termodinâmica em respectivos e distintos produtos educacionais. No projeto, procurou-se mostrar a eficiência de instrumentos para o ensino prático de Física, onde é preciso melhor equipar os Laboratórios de Ciências com produtos mais viáveis perante a realidade econômica das escolas. Para isso, foram desenvolvidos dois equipamentos simples, de fácil acesso de criação e montagem por parte de alunos e professores, através de componentes eletrônicos com o uso de microcontrolador Open Source Arduino, sensores que captam as informações dos instrumentos possibilitando usar os dados colhidos para realizar atividades práticas de Física, mesmo com poucos recursos na escola. O primeiro experimento é responsável pela determinação do coeficiente estático do atrito através de um sistema de plano inclinado onde o Arduino detecta o ângulo máximo para o objeto se deslocar e a partir daí calcula o atrito estático e fornece o resultado no display, o segundo experimento foi desenvolvido para mostrar a relação da Lei de Boyle para Termodinâmica usando sensores de pressão e materiais como seringa e cano PVC. A partir das análises dos dados coletados, concluiu-se uma boa aproximação com a teoria abordada, sendo viável a utilização dos produtos educacionais em sala de aula.


Foto dos autores do projeto