Área: Engenharias
Subárea: Engenharia Civil
Estado: Paraíba
Cidade: Catolé do Rocha
Escola: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Catolé do Rocha
Resumo: A articulação de um ambiente escolar mais justo e inclusivo exige novos materiais didáticos, que contribuam para o ensino-aprendizagem de todos os alunos, respeitando sua diversidade. Na área tecnológica, o desenho técnico se apresenta como importante forma de comunicação, sendo, por isso, ensinado em diversos cursos. Para ajudar a superar as dificuldades de aprendizagem de seus conceitos e práticas, tanto por alunos videntes como, principalmente, aqueles com deficiência visual, são necessários materiais multissensoriais, acessíveis e funcionais na sala de aula. Com esse objetivo, foi desenvolvido o jogo de montar “Brickblind”. Este trabalho trata do seu aperfeiçoamento, com a inserção de ferramentas de apoio à produção de desenhos em relevo por deficientes visuais. Para tanto, serão desenvolvidas as seguintes etapas: revisão bibliográfica e estudo de produtos no mercado, desenvolvimento dos protótipos virtuais e físicos de gabaritos, testes e aperfeiçoamento dos mesmos, além de elaboração do manual do jogo com versão em braille. Assim, espera-se contribuir no ensino de Desenho Técnico para todos, inclusive, aqueles com deficiência visual, incentivando seu acesso nos cursos da área tecnológica.