Área: Ciências Humanas
Subárea: Educação
Estado: Paraná
Cidade: Campo Largo
Escola: Instituto Federal do Paraná - Campus Campo Largo

Resumo: O trabalho analisa resultados de projeto de extensão realizado no Instituto Federal do Paraná – Campus Campo Largo cujo propósito é defender a interdisciplinaridade e a construção do currículo multicultural para alterar as práticas escolares voltadas à Educação para as Relações Étnico-Raciais. Todos os componentes curriculares devem interagir em atividades significativas para que estudantes reflitam sobre seu cotidiano e conheçam as culturas africanas e indígenas, a história da África e da cultura afro-brasileira. Tais estudos auxiliam na construção de identidades, no combate ao racismo e na formação para a cidadania. Refletir sobre metodologias, temas, organização do currículo e as características das interações no ambiente escolar é essencial para que a escola não reproduza o racismo, aceite a diversidade, combata a violência e dialogue com todos os grupos étnicos e culturais. Com o intuito de contribuir com docentes da região de Campo Largo para desenvolver atividades interdisciplinares na área da Educação para as Relações Étnico Raciais, o projeto oferta um curso de extensão a distância sobre currículo e educação antirracista a partir de perspectivas interdisciplinares. Em 2021, a equipe do projeto realizou pesquisa bibliográfica e desenvolveu exemplos de sequências didáticas interdisciplinares para apresentar aos docentes do curso. A pesquisa bibliográfica foi subdividida em três fases: estudo do conceito de interdisciplinaridade; levantamento bibliográfico e produção de sínteses sobre Educação para as Relações Étnico-Raciais; e uma a terceira fase de estudos sobre educação antirracista. Embora a ERER apregoe o antirracismo, uma produção bibliográfica recente enfatiza o termo “educação antirracista”, com base em conceitos como interseccionalidade, decolonialidade e racismo estrutural. Educar para as Relações Etnico-raciais não é apenas o estudo da História e da Cultura dos Povos, mas também implica em alterar comportamentos e rotinas que favoreçam a convivência entre os diferentes e instaurem uma cultura da paz, conforme metas da Educação em Direitos Humanos. A valorização da diversidade étnica e cultural na escola permite a reafirmação de identidades negras e indígenas, o que faz parte da formação para a cidadania. Desta forma, práticas interdisciplinares são projetos políticos de uma ação de enfrentamento da realidade racista e de planejamento de novas formas de interação na comunidade. Diante dos aspectos negativos da BNCC, a autonomia das escolas para promover a ERER em víeis interdisciplinar é fundamental para garantir inclusão e visão humanística à educação pública. selecionamos recursos didáticos e escrevemos os textos de cada módulo. O curso é ofertado no ambiente virtual do Moodle. O público alvo é composto por docentes ou estudantes de licenciatura de Campo Largo e região. Além das atividades assíncronas, realizamos três encontros síncronos para debater os temas explorados nos módulos e compartilhar experiências docentes.


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Foto do projeto