Área: Ciências Sociais Aplicadas
Subárea: Serviço Social
Estado: Minas Gerais
Cidade: Muzambinho
Escola: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Muzambinho

Resumo: O autismo tem sido cada vez mais comum nos dias atuais devido à melhoria da precisão de diagnóstico e a fatores ambientais negativos como o uso de pesticidas, de medicações durante a gestação, exposição ao tabaco, fumo, álcool e diferentes substâncias. O principal tratamento, o método de Análise Aplicada do Comportamento (do inglês, Applied Behavior Analysis - ABA), ainda é inacessível financeira e quantitativamente no Brasil. Com o propósito de democratizar esse método para a desenvoltura de habilidades cognitivas e psicoemocionais de infantes no espectro autista, jogos digitais embasados na mesma podem ser aplicados para que estes adquiram tais competências. Deste modo, a presente pesquisa busca desenvolver jogos mobile com o intuito de trabalhar as habilidades deficitárias em crianças com Transtorno do Espectro Autista. Para tal, é necessário realizar a reunião de estratégias baseadas em ABA e a reformulação no plano de formação emocional e sociofuncional de crianças autistas em plataformas virtuais, de maneira a ter como base a teoria da liquidez contemporânea dos relacionamentos advinda do sociólogo Zygmunt Bauman. Continuamente, reuniram-se informações coletadas via questionário de validação de metodologias educacionais e entrevistas com pais e profissionais da área para realizar a estruturação do aplicativo e o desenvolvimento de jogos e práticas de relaxamento. Com isto, pressupõe-se a melhora significativa nas capacidades cognitivo-comportamentais de crianças autistas, de maneira a concluir que tal solução pode ser uma forma de democratizar o acesso à abordagem aqui explicitada para classes socioeconômicas periféricas no país, tais quais as C, D e E.


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