Área: Ciências Sociais Aplicadas
Subárea: Direito
Estado: Alagoas
Cidade: Santana do Ipanema
Escola: IFAL - Campus Santana do Ipanema

Resumo: Com as transformações comerciais intermediadas pela Internet, criou-se uma sociedade do hiperconsumo, onde a publicidade está moldando o comportamento e os desejos dos usuários das redes sociais. Nesse contexto de dependência da informação, onde a publicidade não mais é distinguida, os já considerados vulneráveis na relação comercial, pelo Código de Defesa do Consumidor, estão cada vez mais expostos a enganações, a fatos e a vícios. Os órgãos de defesa do consumidor localizados em Alagoas receberam frequentes denúncias de ações ilícitas no mercado de consumo. Destarte, a presente pesquisa tratou de responder o seguinte questionamento: "Como ocorrem as práticas mais comuns que lesam os valores socialmente aceitos e põem a segurança do consumidor em risco encontradas nos perfis do Instagram de lojas virtuais, nos municípios do sertão alagoano?". Segundo essa finalidade, a pesquisa iniciou com revisão de literatura sobre legislação consumerista e Direito Eletrônico, focalizando as práticas criminosas ambientadas no meio virtual. A par desse arcabouço teórico, seguiu-se para a pesquisa de campo, consistida no acompanhamento de perfis do Instagram de estabelecimentos selecionados de acordo com suas estratégias de marketing comercial, continuada pela aplicação de questionário previamente avaliado pelo Comitê de Ética do Instituto Federal, utilizando-se de métodos mistos de apreciação no intuito de analisar o comportamento de fornecedores e consumidores face às práticas abusivas em meio virtual, identificando-as e, dessa forma, não só alertar a comunidade, como também orientar.


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