Área: Ciências Humanas
Subárea: Psicologia
Estado: Paraíba
Cidade: Campina Grande
Escola: ESCOLA SESI - UNIDADE PRATA
Resumo: Decorrente da medida do isolamento social, advinda do período pandêmico da COVID-19, identificam-se modificações e impactos gerados na saúde mental populacional. Perante o desenvolvimento da ansiedade durante a pandemia destaca-se a relação de influência entre ansiedade e a realização de vestibulares. A presente pesquisa, caracteriza-se como um estudo transversal, o qual objetivou investigar a presença de transtornos ligados à ansiedade em estudantes do 3° ano do ensino médio da Escola SESI Prata, durante o período pandêmico. Para isso, aplicou-se um questionário, com o objetivo de mensurar as quatro dimensões da ansiedade e identificar a sintomatologia do Transtorno de Ansiedade Generalizado na vida dos pré-vestibulandos. Foi obtida uma amostragem de 96 estudantes, na qual 63,54% desses indivíduos apresentaram sintomas suficientes para rastreio positivo para TAG. Tratando-se da prevalência do TAG nas demais variáveis, identificou-se 80% de prevalência no público feminino, demonstrando que esse gênero apresenta maiores tendências a desenvolver transtornos ansiogênicos. Em paralelo, os indivíduos que apresentaram maiores escores de estresse, obtiveram uma prevalência de 59,02% do TAG, que pode ser entendido como a dificuldade de lidar com as adversidades do cotidiano, proporcionando o aumento de chances de desenvolvimento do TAG. A prevalência de sintomas ligados ao Transtorno de Ansiedade Generalizado em estudantes do terceiro ano do ensino médio, que irão realizar vestibulares, foi identificada em altos níveis, o que evidencia a necessidade do acompanhamento psicológico dessa população. Portanto, vale-se destacar uma forte influência dos fenômenos oriundos da pandemia da COVID-19 no aumento da sintomatologia do TAG.