Área: Ciências Exatas e da Terra
Subárea: Matemática
Estado: Rio Grande do Sul
Cidade: Sapucaia do Sul
Escola: Escola SESI de Ensino Médio Arthur Aluízio Daudt
Resumo: O Brasil é um país com uma baixa qualidade de ensino, ainda maior em áreas de exatas como a matemática, na educação especializada não se difere muito, visando isso, a criação de jogos utilizando o lúdico como aprendizado de matemática pode vir a ajudar na educação? A partir do explanado, o projeto tem como objetivo adaptar e desenvolver jogos especializados e inclusivos para reforçar o aprendizado de matemática para pessoas com deficiência visual usando materiais reciclados e de baixo custo. Destaca-se os seguintes pontos da metodologia do projeto: a adaptação dos jogos será feita de materiais reciclados e de baixo custo, como o MDF, tampas de garrafas, borracha, etc. Os jogos escolhidos serão: O xadrez, devido sua grande presença na matemática; Banco Imobiliário, devido ao uso de economia e probabilidade, o Sudoku que utiliza a lógica. Os Jogos serão adaptados para o Braille, como no Xadrez que terão camadas diferentes para uma melhor localização, no Sudoku serão utilizadas formas geométricas ao invés de números e haverá elevação no tabuleiro, já no Banco Imobiliário, busca-se usar um dado eletrônico além de ter casas maiores. Jogos de tabuleiro tem um custo muito alto e há poucos no mercado com adaptações para deficientes visuais, dessa forma espera-se que esse projeto crie ferramentas inclusivas de baixo custo e que alcance as mais diversas camadas da sociedade.