Área: Linguística, Letras e Artes
Subárea: Linguística
Estado: Rio de Janeiro
Cidade: Rio de Janeiro
Escola: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Resumo: As emoções são respostas do organismo a um determinado estímulo ambiental e são importantes para a nossa sobrevivência. Mas, mesmo essenciais, elas, muitas vezes, não são compreendidas. A forma mais aproximada para descrever um sentimento é explicar o que queremos dizer e, na tentativa de convertermos emoção em expressão, utilizamos recursos como contexto, memória, modelos mentais, e, até mesmo, estados não conscientes. Com base nos estudos em linguagem, as emoções são fundamentais ao desenvolvimento das habilidades linguísticas, relevantes como função social. Dessa forma, conseguiríamos distinguir emoções provocadas por estímulos diversos que remetem a um sentimento? Conseguimos expressar um sentimento em palavras e conceitualizá-lo? Experiências pessoais/características de um grupo específico são importantes para conceituar um sentimento? Nossa ideia é que as sensações podem tanto serem identificadas diferentemente, quanto serem percebidas e contextualizadas por meio de recursos diversos. A proposta multidisciplinar desse projeto é investigar mecanismos e frutos da relação entre linguagem e emoção através da avaliação das reações emocionais, das percepções e da avaliação linguística dos pares alegria/tristeza e amor/ódio - num contexto de análise qualitativa dos dados com utilização de um questionário eletrônico não identificado na comunidade do Instituto Federal do Rio de Janeiro. O projeto visa identificar padrões de respostas fisiológicas entre os grupos analisados e variação na intensidade/percepção. Para isso, analisaremos o uso de recursos como tipos de memória e a relevância do emprego de linguagem multimodal, com base em teorias linguísticas e neurobiológicas, para engajar emocionalmente os indivíduos e registrar suas reações emocionais e linguísticas.


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