Área: Ciências Humanas
Subárea: Sociologia
Estado: São Paulo
Cidade: São Carlos
Escola: Instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia de São Paulo- Campus São Carlos
Resumo: O presente projeto propõe uma investigação sobre a produção científica em Educação usando dados bibliométricos e cientométricos usando como base conceitos criados por Pierre Bourdieu para a sociologia da ciência. Utilizando uma base de metadados elaborada para o Grupo Horizonte da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) de mais de 6000 teses defendidas do campo da Educação entre 1996 e 2016, gerou-se um mapa da Hierarquia Social dos Objetos (HSO) no campo da Educação. Esta base será usada para testar empiricamente afirmações acerca da pesquisa em Educação e a distribuição de capital científico referentes aos seus objetos, em especial as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Além de atualizar a base de dados, o projeto tem como objetivo geral usar índices de bibliometria. Os dados estão disponíveis nos repositórios das universidades e seu tratamento se dá pelo uso dos softwares Vantage Point e Gephi com apoio da estrutura do Grupo Horizonte. para com base nos conceitos bourdiesianos e demais referenciais teóricos, medir a distribuição de capital científico - a autoridade científica simbólica - que determinados termos podem conferir aos seus pesquisadores. Ou seja, o lugar de um objeto de pesquisa na hierarquia do campo. Para esta investigação em específico, a análise será realizada com os termos Trabalho e Tecnologia em conjunto. Serão mensurados seus lugares na hierarquia do campo completo e a rede de influência desses termos sobre outros objetos de pesquisa.