Área: Ciências da Saúde
Subárea: Medicina
Estado: Rio Grande do Sul
Cidade: Porto Alegre
Escola: Colégio João Paulo I - Unidade Sul
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de revisar a literatura sobre o conceito de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, os critérios utilizados para seu diagnóstico e as formas de tratamento. TDAH é um transtorno comum na infância, caracterizado por desatenção, inquietude e impulsividade. Estes sintomas surgem no início da infância, podem persistir ao longo da vida. Não há um marcador biológico para seu diagnóstico, a sua definição é baseada nos sinais e sintomas. Seu tratamento depende da interação entre família, médico e escola. Trata-se de um estudo de revisão de literatura que incluiu estudos sobre TDAH, seu diagnóstico e tratamento em crianças em idade escolar. Na busca foram utilizados os termos “TDAH”, “diagnóstico” e tratamento. Foram consultadas as bases de dados Google Acadêmico e Scielo nas línguas inglesa, espanhola e portuguesa, publicados nos últimos 5 anos. Inicialmente Os resumos dos artigos foram lidos e selecionados conforme os critérios de inclusão para leitura completa. Foram extraídos do texto: métodos de diagnóstico, conceitos e tratamento do TDAH. Foram encontrados 180 artigos, após a leitura do título e do resumo restaram 26 artigos para a leitura completa, restando 8 artigos para inclusão. Conclui-se que as crianças com TDAH apresentam falta de atenção persistente, excesso de atividade e impulsividade. Desenvolvem comorbidades afeto-comportamentais, sua memória de trabalho não difere entre os subtipos de TDAH e apresentam alterações de processamento auditivo temporal. O metilfenidato é o principal tratamento e o diagnóstico não possui protocolo único, mas depende de uma avaliação neuropsicológica associada ao exame clínico.