Área: Ciências Humanas
Subárea: Educação
Estado: Rio Grande do Sul
Cidade: Porto Alegre
Escola: Colégio João Paulo I - Unidade Sul
Resumo: O objetivo deste trabalho é o estudo da neuroaprendizagem em crianças na primeira infância. Além disso, pretende-se fazer uma análise de como a pandemia causada pelo coronavírus e, consequentemente, o ensino remoto irão afetar o processo de amadurecimento dessas crianças. A justificativa se baseia no fato de que crianças na fase da primeira infância são um dos grupos mais atingidos pelos impactos do ensino remoto, pois as habilidades ensinadas na escola estão sendo comprometidas por conta da pandemia, tornando importante o estudo das consequências do ensino à distância na vida destes. Os estímulos cognitivos e sociais experienciados na primeira infância são muito significativos para o crescimento saudável da criança. Desse modo, o isolamento social pode causar consequências na vida desta. Para a metodologia, foram feitas pesquisas bibliográficas, em artigos, sites e livros relacionados ao assunto. A segunda parte do desenvolvimento do trabalho foi feita de acordo com uma pesquisa de campo com pais e professores de alunos na faixa etária do estudo, para averiguar a percepção desses dois grupos a respeito da aprendizagem e comportamento das crianças durante o período de isolamento social. Também, foi feita uma entrevista com a coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio João Paulo I para se ter uma visão geral dos efeitos da quarentena nos alunos. Tem-se a hipótese de que as consequências da pandemia na vida das crianças serão consideráveis, já que a interação social propiciada pelas escolas é muito importante para o amadurecimento dessas pessoas, não sendo presente no ensino remoto.