Área: Ciências da Saúde
Subárea: Saúde Coletiva
Estado: Rio Grande do Norte
Cidade: Natal
Escola: CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA S.A.
Resumo: Com a chegada do vírus Sars-Cov-2, medidas de isolamento social foram implementadas e, diante desta mudança radical de hábitos, as pessoas passaram a lidar com mais solidão, estresse, ansiedade e medo. Em cumprimento a essas medidas, instituições de ensino precisaram se reinventar e criar estratégias e, no processo, estudantes foram impactados por novas tecnologias, fatores que contribuíram para o declínio de sua saúde mental. Neste contexto, tornou-se necessário verificar os impactos da problemática nos estudantes. Este projeto buscou tanto investigar as queixas sobre saúde mental e suas implicações nas atividades escolares, quanto encontrar medidas que minimizem o óbice. Através do levantamento de dados em artigos, da aplicação de um questionário destinado aos estudantes do nono ano e ensino médio e de entrevistas com profissionais da psicologia, será possível reduzir os efeitos negativos da pandemia no desempenho escolar e na saúde mental dos estudantes. Os resultados indicam: 64,44% dos estudantes reconhecem sentir sinais de problemas por excesso de preocupação ou tristeza; 60,34% relatam problemas referentes ao sono; 41,88% mencionam problemas familiares e afetivos; e 39,32% apresentam sinais de problemas alimentares. Portanto, com os dados obtidos na pesquisa, foi elaborada uma cartilha sobre saúde mental, visando promover o autocuidado e incentivando a busca de ajuda profissional, além de informar sobre diferentes transtornos. Espera-se, agora, ampliar a análise por meio da aplicação de um segundo questionário, para alcançar conclusões acerca da melhor alternativa para promover ações que melhorem o rendimento escolar dos estudantes após o retorno das aulas presenciais.