Área: Ciências Exatas e da Terra
Subárea: Matemática
Estado: Paraná
Cidade: Campo Largo
Escola: Instituto Federal do Paraná - Campus Campo Largo
Resumo: A utilização de jogos matemáticos como recursos didáticos para o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil podem ser integrados às práticas pedagógicas inclusivas, proporcionando aprendizado através da brincadeira e interação social. A Matemática é uma ciência que demanda uma linguagem própria e pensamentos abstratos, mas muitos jogos matemáticos existentes não foram construídos com a participação ativa de professores e estudantes. Diante dessa problemática, a pesquisa se justifica na construção de jogos matemáticos que considerem as necessidades reais apontadas por professores e estudantes. O objetivo deste estudo é desenvolver material didático, especificamente jogos matemáticos, utilizando dos conceitos do Desenho Universal para Aprendizagem para uma turma do Ensino Fundamental I de uma Escola Municipal do município de Campo Largo, a qual contenha alunos com deficiência inclusos. A natureza dessa pesquisa é aplicada e a metodologia utilizada para o desenvolvimento do produto é o Guia de Orientação para Desenvolvimento de Produto (GODP), que consiste em oito etapas. O projeto encontra-se na etapa (6) de execução, em que estão sendo impressas doze placas que serão as cartas do jogo. Elas contam com descrições em Braille, Libras, Língua Portuguesa, alto contraste e relacionam o sistema de numeração decimal com o cotidiano dos alunos. Os dados foram impressos e o percurso do tabuleiro idealizado e rascunhado. Espera-se que esse jogo possa ser acessível e utilizado não somente na sala de recursos, mas também na sala regular, contemplando uma variabilidade de estudantes e auxiliando no processo de ensino e aprendizagem para uma educação matemática inclusiva.