Área: Ciências Sociais Aplicadas
Subárea: Ciência da Informação
Estado: Rio de Janeiro
Cidade: Rio de Janeiro
Escola: CEFET/Rj
Resumo: Entende-se que uma parcela dos jovens no Brasil não possuem acesso a informações sobre oportunidades educacionais proveniente de páginas do Instagram. Visto que entende-se que há uma bolha virtual educacional que contribui para o baixo engajamento jovem em extracurriculares, busca-se realizar uma categorização e avaliação de fatores que levam à criação e manutenção dessa bolha virtual por meio da análise de dados dos usuários do Instagram que integram a bolha de oportunidades acadêmicas e dos que não estão inseridos nessa esfera. Para a realização desta análise foram extraídos 5.524 seguidores do perfil do Instagram @oficialacademicos, perfil de nível nacional, por meio da linguagem de programação Python, na qual esses perfis foram renderizados através do software Gephi, gerando uma modularidade de bolha. Assim, foi realizada a seleção aleatória de 10% das pessoas inseridas na bolha e, a partir dos seguidores destas, foram extraídos 10% de pessoas que não seguem a página do Acadêmicos. Paralelamente, foram enviados formulários para os perfis extraídos através do serviço de mensagens do Instagram, como meio de caracterizar a bolha acerca dos dados socioeconômicos, geográficos, objetivos com as mídias sociais, entre outros. Após o procedimento é previsto evidenciar uma bolha com inúmeras conexões, salientando um networking que concentra informações para pessoas com um mesmo parâmetro socioeconômico, excluindo usuários com outras características que, provavelmente, não estão nessa esfera pelo desconhecimento dessas páginas, e não pela falta de interesse em conseguir uma oportunidade.