Área: Ciências Humanas
Subárea: Educação
Estado: Rio de Janeiro
Cidade: Rio de Janeiro
Escola: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Resumo: Um grande desafio da educação atual é obter um maior engajamento dos estudantes, especialmente devido à insistência na aplicação de modelos de ensino tradicionais a um público que desde a infância lida com as tecnologias da informação e da comunicação (TICs). A pandemia de COVID-19 trouxe mudanças abruptas dos métodos educacionais e destacou ainda mais a importância do uso das TICs. Um dos segmentos mais prejudicados neste contexto de isolamento foram as aulas laboratoriais, essenciais para o aprendizado científico. Com o objetivo de obter maior engajamento estudantil e auxiliar no preparo dos alunos para realização das aulas práticas, foi criado o aplicativo QuantiSim - o Laboratório Virtual de Análise Quantitativa. O QuantiSim é um jogo do tipo simulador em que o usuário realiza técnicas de química em um laboratório virtual. O simulador tem um diferencial importante em relação aos tradicionais, pois além de trazer a parte técnica, abordada com alto rigor, também apresenta história, personagens e até finais diferentes. Para alcançar isso, foi utilizada a game engine Unity, o software de imagem Adobe Photoshop e a IDE VS Code. Até o momento, foram desenvolvidas no aplicativo as técnicas de pesagem por adição e pesagem por diferença, sendo as próximas etapas a transferência quantitativa, a pipetagem e a titulação. Entre os educandos do cursos técnicos do IFRJ, foi demonstrado um resultado de 90% de aprovação ao uso do jogo como ferramenta didática. Espera-se que o produto seja funcional como ferramenta do ensino básico, técnico e superior de química mantendo um público-alvo abrangente.