Área: Ciências Humanas
Subárea: Educação
Estado: Bahia
Cidade: Vitória da Conquista
Escola: Escola Sesi Anísio Teixeira

Resumo: O estudo trata da relação da tríade aluno-escola-responsáveis que é muito discutida no contexto atual, por pesquisadores, professores, pedagogos, pais e psicólogos. O objetivo principal é experimentar a efetividade do engajamento da família no percurso escolar do aluno do ensino médio regular. Os objetivos específicos são: (i) promover intervenções nos contextos familiares, a fim de intensificar a presença dos pais e/ou responsáveis na trajetória acadêmica do aluno, (ii) eleger e implementar estratégias, as quais envolverão responsáveis/pais, aluno e escola, em prol do sucesso do discente do ensino médio em perspectivas quantitativas e qualitativas e (iii) experimentar a efetividade da tríade: família-escola-aluno. Justifica-se que a incumbência de formular conexões não desrespeita somente a escola, percebendo-se a tríade aluno, escola responsável deve ser efetiva ou seja, cabe à instituição escolar e a família se unirem, buscando o que é melhor para o sucesso acadêmico do aluno do ensino médio. A metodologia é qualiquantitativa e possui seu locus de pesquisa na Escola Sesi Anísio Teixeira, no qual envolve quatro grupos distintos de indivíduos: alunos, professores, responsáveis e coordenação pedagógica, totalizando 72 pessoas que se figuram como sujeitos da pesquisa. Por fim, espera-se encontrar a melhor forma de incentivar a inserção dos responsáveis no contexto escolar, aprimorando também a rede de apoio educativa que objetiva melhorias na formação e no desempenho do aluno em meio as aulas e até mesmo, em atividades extracurriculares instruídas pelos próprios professores.


Foto dos autores do projeto
Foto do projeto