Área: Ciências da Saúde
Subárea: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Estado: Rio Grande do Norte
Cidade: Macaíba
Escola: Escola Agrícola de Jundiaí

Resumo: O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um dos distúrbios comportamentais diagnosticado em crianças. Ele é identificado pela alteração no neurodesenvolvimento e por apresentar padrões de desatenção e/ou hiperatividade. Dessa maneira, o TDAH acaba afetando as Funções Executivas, trazendo dificuldades comportamentais e cognitivas para uma criança com o Déficit. Devido ao pouco conhecimento da população sobre o transtorno e da pouca disponibilidade de recursos tecnológicos para acompanhamento das crianças com TDAH, teve-se por objetivo o a criação de um aplicativo mobile voltado para o desenvolvimento das Funções Executivas de crianças de 6 a 10 anos que apresentem TDAH. Foram analisados 115 artigos que tratavam sobre tecnologia, TDAH e saúde disponíveis na literatura e identificou-se que uma das metodologias inovadoras mais eficazes para o tratamento do TDAH dá-se através de tecnologias que possam facilitar a compreensão dessas crianças acerca do mundo e da vida em sociedade. O aplicativo está sendo desenvolvido seguindo os pilares do design thinking e considerando as necessidades das crianças com o transtorno e dos responsáveis por elas. O aplicativo apresenta as fases de desenvolvimento contendo interfaces, análises de sentimentos, jogos que visam o desenvolvimento dessas Funções Executivas, To-Do List guiado, timer com pomodoro para a concentração, personalização da personagem principal e área informativa. Espera-se que o aplicativo consiga apresentar melhorias notáveis para a vida dessas crianças, proporcione a divulgação de informações verídicas acerca do TDAH e consiga contribuir para que se alcance uma sociedade mais igualitária para crianças com o transtorno.


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