Área: Ciências Humanas
Subárea: Educação
Estado: Bahia
Cidade: Salvador
Escola: Escola Concept

Resumo: O contato com os livros auxilia o conhecimento, de forma lúdica, e contribui para um aprendizado duradouro. Ao ler as mais variadas histórias, a criança pode fazer inferências importantes sobre diversos assuntos, oportunizando o desenvolvimento da criticidade desde os anos iniciais. Tendo como base os contos infantis, pode-se observar que algumas histórias são compostas por estereótipos, como o do príncipe encantado, que sempre está disposto a salvar a princesa indefesa, a qual sofre pela presença de uma madrasta má, ou de um ódio pela família. Temos também a bela moça que se apaixona por um ser horrendo e assustador, que, através do amor, o transforma num belo e admirável homem. Isso cria ideais que contradizem a realidade, criam um imaginário ideológico, esquecendo-se das imperfeições humanas e do processo de aceitação às diferenças. Assim, a partir da abordagem do Design Thinking, estudantes da 1º série do Ensino Médio realizaram as etapas de empatia, ideação e prototipação, a fim de criarem uma solução que contribuísse para a formação de leitores críticos. Na etapa de empatia, eles conversaram por videoconferência com educadoras da escola, onde estudam, que trabalham com crianças em fase de letramento e realizaram entrevistas online com uma psicóloga, uma escritora de livros infantis e famílias da educação infantil. Depois dessas pesquisas, os estudantes iniciaram a etapa de ideação na qual conceberam a escrita de um livro que motivasse questionamentos dos leitores mirins. A partir dessa ideia, eles emergiram na etapa de prototipação e criaram na plataforma Canva o Mínimo Protótipo Viável. Um Sonho Quase Real é um livro digital ilustrado, contendo releituras de histórias infantis, contos de fadas, para que a criança possa refletir sobre as personagens e, ao lê-lo, faça perguntas, a fim de promover questionamentos sobre temas controversos a partir da leitura.


Foto dos autores do projeto
Foto do projeto