Área: Ciências Humanas
Subárea: Filosofia
Estado: Paraná
Cidade: Campo Largo
Escola: Instituto Federal do Paraná - Campus Campo Largo

Resumo: É durante a adolescência que a maioria dos jovens se encontram em uma fase de incertezas, dúvidas e descobertas sobre si e sobre seu corpo, incluindo curiosidades sobre sua própria sexualidade, sendo este momento decisivo para o desenvolvimento da personalidade e definição da identidade sexual. O desenvolvimento de uma vida sexual na adolescência, tanto para meninos e meninas, é de grande impacto para os aspectos biológicos, e que também se manifestam psicológica e socialmente na vida desses jovens, pois envolve uma série de fatores como educação sexual, normas morais, valores pessoais, crenças, tabus, mistérios, entre tantas outras coisas. A partir do último relatório conjunto da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), há uma média de 930 adolescentes e jovens que dão à luz todos os dias no Brasil. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) esses números poderiam ser evitados por meio de educação sexual e informação sobre o uso correto de métodos contraceptivos eficazes. A partir disso, este texto busca contribuir com uma análise crítica das políticas públicas em saúde reprodutiva feminina e educação sexual no Brasil sob o prisma da Bioética. A metodologia qualitativa utilizará a pesquisa bibliográfica e documental e a análise de conteúdo comparada. Como resultados, pretende-se verificar a eficácia de políticas públicas para a saúde reprodutiva feminina e para a educação sexual no combate ao grande índice de gravidezes ocorridas na adolescência.


Foto dos autores do projeto
Foto do projeto