Área: Ciências Exatas e da Terra
Subárea: Matemática
Estado: Mato Grosso
Cidade: Cuiabá
Escola: IFMT Bela Vista
Resumo: A matemática está presente em todos os momentos de desenvolvimento dos indivíduos. Contudo, observa-se a baixa taxa de aprendizado da disciplina no sistema educacional brasileiro. Diante disso, este trabalho visa à análise de diferentes metodologias ativas no ensino da matemática, a fim do aumento da eficiência na aplicação da disciplina. Para isso, estudos bibliográficos sobre as metodologias ativas mencionadas foram realizados, com destaque para os benefícios de suas aplicações para a formação de estudantes. Nessa perspectiva, este trabalho abordou possíveis aplicações desses métodos de ensino, como jogos educacionais, mencionando os materiais e procedimentos necessários. Foram analisadas e propostas as seguintes metodologias: gamificação, sala de aula invertida, etnomatemática, ludopedagogia, metodologia de projetos e metodologia voltada à inclusão. Além disso, foi realizada uma pesquisa com trinta estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, a fim de coletar dados acerca da opinião do público. O formulário foi executado virtualmente, pela plataforma Forms, devido à situação pandêmica, mantendo a integridade da amostra da pesquisa e das pesquisadoras. As informações obtidas por intermédio do formulário revelam que o público, majoritariamente, aprova o uso de metodologias ativas e acredita que tais métodos educacionais podem impactar positivamente o processo de aprendizagem. Os estudantes acreditam, também, que o ensino atual de Matemática não conta com a participação significativa do aluno. Sendo assim, devido aos resultados positivos em relação a possível eficiência das metodologias ativas, ao colocarem o aluno como protagonista da sua aprendizagem, esses métodos de ensino representam uma solução plausível a esse quadro.