Área: Ciências Sociais Aplicadas
Subárea: Economia
Estado: Rio Grande do Sul
Cidade: Caxias do Sul
Escola: E.E.E.M. Irmão Guerini
Resumo: De cada 100 microempreendedores formais no Brasil, 82 tiveram perda de faturamento, desde o início da pandemia. Essa categoria de empreendedores foi a mais prejudicada com a pandemia, de acordo com a 10ª edição da Pesquisa “O Impacto da Pandemia do coronavírus nos Pequenos Negócios”, (SEBRAE, 2021). Visando contribuir para amenizar os problemas que atingiu os empreendimentos presentes na comunidade escolar foi efetivado o presente projeto. A metodologia consistiu na aplicação de uma pesquisa de campo a fim de identificar as características dos empreendedores presentes na comunidade escolar, bem como uma revisão bibliográfica sobre o assunto. Além disso, foi realizado um projeto experimental visando a divulgação dos empreendedores presentes na comunidade escolar através das páginas no Facebook e Instagram do projeto Empreende Guerini. Os principais objetivos foram: divulgar e aproximar os empreendedores presentes na comunidade escolar da escola Irmão Guerini (estudantes, pais, mães, ex estudantes e comunidade geral) do seu público consumidor; fortalecer os empreendedores presente na comunidade escolar; elevar a autoestima dos empreendedores; gerar emprego e renda. Os principais resultados foram: criação de repositório com a divulgação desses empreendedores, a elevação da autoestima da comunidade escolar e a possibilidade de viabilizar oportunidades de negócio a esses empreendedores através da divulgação das páginas construídas pelo projeto. Conclui-se que esse projeto, que ainda terá muitos empreendedores a serem divulgados, contribuiu e continuará contribuindo para novos negócios e valorização dos empreendedores presentes no projeto, proporcionando desta forma mais uma fonte de renda aos empreendimentos presentes na comunidade escolar da escola Irmão Guerini.