Área: Linguística, Letras e Artes
Subárea: Artes
Estado: Santa Catarina
Cidade: Brusque
Escola: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Resumo: O contexto de isolamento social decorrente das medidas de distanciamento necessárias para combater a pandemia de Covid-19 é marcado por um aprofundamento dos problemas com saúde mental e de convívio social, especialmente para os estudantes das escolas de ensino básico. Dentre os fatores que se destacam nesse contexto de perdas, se encontra a espontaneidade: a capacidade de adaptar-se de forma saudável e confortável para si a uma situação nova ou já existente. O presente projeto busca analisar se os jogos teatrais, enquanto ferramenta educacional e artística, contribuem para o desenvolvimento da espontaneidade dos seus participantes. Será realizada uma pesquisa-ação, na qual os participantes, estudantes dos três anos do ensino médio, terão encontros semanais para práticas de jogos teatrais que estimulem a espontaneidade e a criação de cenas. Os avanços serão analisados pelos pesquisadores através de dois questionários (SAI-R, um no início da pesquisa e outro no fim) e um diário de campo, de modo a acompanharmos, aula após aula, as possíveis mudanças encontradas durante a pesquisa. Serão oferecidas vinte vagas para participação no grupo de teatro, sendo que os integrantes serão convidados para participar voluntariamente da coleta de dados. A participação na coleta de dados não é requisito para poder participar do grupo. Espera-se compreender como se deu o desenvolvimento da espontaneidade entre os participantes da pesquisa e relacionar esses resultados com outras pesquisas que se debruçaram sobre o assunto.


Foto dos autores do projeto
Foto do projeto