Área: Ciências Sociais Aplicadas
Subárea: Economia
Estado: Rio Grande do Sul
Cidade: Osório
Escola: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Osório
Resumo: O fluxo econômico mais utilizado no mundo baseia-se na produção, consumo e descarte, o que ocasionou um aumento no consumo de 1,7 vezes maior que as necessidades reais da população. Isso afeta a saúde mental, causando altos níveis de eco-ansiedade entre os jovens. A Economia Circular (EC), um fluxo socioeconômico baseado em práticas sustentáveis, é uma alternativa viável ao iminente cataclismo ambiental. Contudo, sua implementação exige uma radical mudança nos padrões de consumo. Assim, esta pesquisa estudou o comportamento dos jovens brasileiros na EC por meio de Análise Multivariada. Foi desenvolvido um Modelo Comportamental com três construtos e dez indicadores (recusar, repensar, reduzir, reusar, reparar, recondicionar, remanufaturar, reaproveitar, reciclar e recuperar). Um questionário foi aplicado à 508 jovens entre 14 e 19 anos do Litoral Norte gaúcho. Modelagem de Equações Estruturais (SEM) foi realizada usando SPSS Amos v.26.0. Os resultados indicam que o comportamento jovem pode ser medido por meio de práticas de EC, sendo um fator que prediz o comportamento jovem brasileiro. O Modelo Matemático mostrou que a falta de familiaridade dos jovens brasileiros com os R's da EC é uma lacuna comportamental. Para superar essa lacuna, desenvolveu-se duas aplicabilidades: (i) Intervenção Comportamental e (ii) Curso Gratuito e Online sobre EC. Ambas demonstraram que a educação é uma ferramenta de transformação social. Portanto, esta pesquisa contribui para impulsionar a inclusão de todas as pessoas na EC sendo relevante não só para a construção de uma nova economia, mas para uma sociedade que pense e atue de forma sustentável.