Área: Ciências Exatas e da Terra
Subárea: Física
Estado: São Paulo
Cidade: Suzano
Escola: Instituto Federal de Ciência e Tecnologia - IFSP, campus Suzano
Resumo: Os experimentos educacionais auxiliam no processo ensino-aprendizagem, visto que proporcionam aos alunos o desenvolvimento de competências ao aplicarem conceitos teóricos na resolução de problemas reais. Em contrapartida, a atual realidade evidencia a dificuldade de implementação desta metodologia devido à falta de recursos. Essencialmente, a ausência de laboratórios específicos e a insuficiência de produtos que conciliam baixo custo e qualidade. A proposta surge, assim, com a construção de experimentos educacionais automatizados e controlados via redes sem fio, almejando a obtenção de um modelo final de baixo custo, replicável e capaz de ser utilizado dentro da própria sala de aula, diminuindo a necessidade de um ambiente específico para a atividade, problema já relatado por professores. Sobretudo, deseja-se comprovar a importância das aulas experimentais no processo ensino-aprendizagem. Aspirando alcançar tais objetivos, foi elaborado uma lógica geral para o desenvolvimento de experimentos, seguida da vasta pesquisa para validação de um protótipo que concilie baixo custo e qualidade. Como resultado parcial, extrai-se que a metodologia aqui estudada representa um potencial no que diz respeito a aproximação do discente com a física. Em suma, constata-se a necessidade da transferência desses dados teóricos para o real campo de aplicação, isto é, ir além das hipóteses e testar o modelo.